terça-feira, 28 de maio de 2019

Grupo Bagaceira estreia trabalho em parceria com os Clowns de Shakespeare (RN)



             A intervenção urbana ‘.de_en.con.tro/ce.rn’ (Ponto de Encontro) vai ser apresentada ao público entre os dias 28 e 31 de maio e, também, de 04 a 07 de junho, sempre às 16h, em oito praças espalhadas pelas cidades de Fortaleza e Natal. A ação performática é uma parceria do Grupo Bagaceira com os Clowns de Shakespeare (RN), tendo classificação indicativa livre e  acesso gratuito. O trabalho é fruto do projeto Conexão Nordeste, contemplado pelo “Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados 2018”.

           Aproveitando estar em espaço aberto, público e com bastante fluxo de pessoas o trabalho pretende não apenas intervir na rotina das praças, mas abrir oportunidade para que esses atores externos também interfiram na obra, conduzindo a narrativa ao emprestar suas memórias afetivas com aquele espaço específico ou com praças de sua infância, por exemplo. “Ponto de Encontro” pretende, ainda, provocar pensamento sobre os conceitos de Centro e Periferia, fluxo e habitação, instigados por reflexões propostas no trabalho do geógrafo brasileiro Milton Santos, um dos mais importantes de sua área.

           A ação é uma ótima oportunidade para o público que gosta de arte assistir e fazer parte dessa interação em um local não convencional da cidade.



SERVIÇO:

GRUPOS BAGACEIRA (CE) E CLOWNS DE SHAKESPEARE (RN) ESTREIAM ‘.DE_EN.CON.TRO/CE.RN’ (PONTO DE ENCONTRO)

Maio - FORTALEZA

28/05: Praça do Ferreira, 16h
29/05: Praça Gentilândia, 16h
30/05: Praça do Polar, 17h
31/05: Praça Luíza Távora, 16h

Junho - NATAL

04/06: Espaço Cultural Jesiel Figueiredo, Zona Norte, 16h
05/06: Praça Sete de Setembro, 16h.
06/06: Praça Henrique Carloni (Disco Voador), 17h
07/06: Praça sem nome (em frente à Dobradinha do Lucas, próximo ao 7o. Batalhão), 16h.


Contatos para entrevista:

Ricardo Tabosa 85 98825-0984 (Grupo Bagaceira)
Dudu Galvão 84 98826-7879 (Grupo Clowns de Shakespeare)

Assessoria de Imprensa Fortaleza
85 9 8835.7619 – Ari Areia

ariareia@gmail.com

Foto: Enviada pela Assessoria de Imprensa 

quinta-feira, 23 de maio de 2019

III Simpósio Nacional Sobre Patrimônio e Práticas Culturais ocorre entre os dias 27/5 e 1/6 em Barbalha, Juazeiro e Crato

               Com o tema "O Cariri como Encantamento e Território de Bens Culturais" o evento ocorrerá entre os dias 27 de maio e 1º de junho, nas cidades de Barbalha, Juazeiro e Crato. Além do III Simpósio, acontecerá também o I Seminário de Negócios Criativos e Culturais durante a ação.


                A atividade é uma realização da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), por meio do Escritório Regional de Cultura Cariri, em parceria com a Universidade Regional do Cariri - URCA, a Escola de Saberes de Barbalha - ESBA, o Geopark-Araripe, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN e o Centro Pró-memória de Barbalha Josafá Magalhães, e conta com o apoio de instituições identificadas com a salvaguarda da cultura. Essa é uma ação acadêmica e popular construída no campo da interinstitucionalidade, cujos realizadores e parceiros são instituições que desenvolvem ações voltadas para a preservação do patrimônio cultural do semiárido brasileiro.


              Durante os seis dias de evento, o Simpósio trará debates sobre a salvaguarda de bens culturais. Entre os temas estão: as Políticas Públicas para Economia Criativa; a Educação Patrimonial, História e Memória Afrodescendente; os Espaços sagrados: cultura, arte, romaria, peregrinações, paisagens e pessoas; a Cultura Alimentar como patrimônio cultural; os Aspectos simbólicos e ritualísticos da Festa do Pau da Bandeira; o Patrimônio imaterial de Juazeiro do Norte, entre outros.

             Além dos debates, o evento terá a Audiência Pública sobre operacionalidade e salvaguarda Festa de Santo Antônio de Barbalha, a Feira de Economia Criativa, além de apresentações musicais, e a Terreirada dos Irmãos.


Para participar:
As inscrições serão realizadas através do site http://cev.urca.br/siseventos/site/iiisimposio .


Mais informações:

III Simpósio Nacional Sobre Patrimônio e Práticas Culturais e o I Seminário de Negócios Criativos e Culturais
Dias 27/5 e 1/6, em Barbalha, Juazeiro e Crato
http://cev.urca.br/siseventos/site/iiisimposio


ASCOM SECULT - (85) 3101 - 6761 / imprensasecultce@gmail.com
Ivna Girão (Secult) (85) 98817-5149
Lucas Benedecti - (85) 99693-7303
Paula Candice - (85) 98848-4987




sábado, 18 de maio de 2019

Sessão Sonora “Erasmo Carlos” ocorre no início de junho no Cineteatro São Luiz

        O Tremendão é o personagem da sessão sonora de junho que terá a exibição do filme “Minha Fama de Mau”, do diretor Lui Farias, com a biografia musical do artista seguido de seu show “... Amor é isso”. Os ingressos para o evento, que ocorre no dia 9 de junho (domingo) a partir das 15h30, começam a ser vendidos no dia 17 de maio a partir das 10h, na bilheteria do Cineteatro e no site da Tudus.


          Os assentos serão marcados, haverá limitação de dois ingressos por CPF (cada pessoa pode apresentar apenas um CPF no ato da compra) e limitação de meia-entrada em 40% do total de ingressos. As pessoas que podem adquirir o ingresso meio entrada são: estudantes, idosos (pessoas com mais de 60 anos), pessoas com deficiência e seu acompanhante, professores da Rede Pública de Ensino de Fortaleza, jovens pertencentes à famílias de baixa renda com idade entre 15 e 29 anos e doadores regulares de sangue.


          A venda será simultânea na bilheteria e no site da Tudus (com taxa de conveniência). No ato da compra, será necessária a apresentação do CPF, documento de identificação com foto e comprovante de meia entrada.


         Só será permitida a entrada para o filme até às 16 horas. Após esse horário, o público que não chegar a tempo para a exibição do filme, terá entrada liberada às 17 horas para o show.



        O Projeto "Sessão Sonora" foi criado com o intuito de valorizar à potência de Cineteatro do São Luiz em criar sinergias entre as duas linguagens artísticas mais populares no Brasil: o cinema e a música. Expressões artísticas apreciadas por todas as pessoas, de todas as idades e classes sociais, dos gostos mais ecléticos e variados. O projeto afirma a vocação do equipamento como um dos poucos Cineteatros do Brasil.



SERVIÇO
● Evento: Sessão Sonora Erasmo Carlos
● Data: 09/06 (domingo)
➜ 15h30 [CINEMA] Exibição do filme “Minha Fama de Mau”
Entrada: mediante compra do ingresso da Sessão Sonora / Obs.: Entrada permitida até 30 minutos após o início do filme | Classificação Indicativa: 12 anos
➜ 18H [SHOW] "...AMOR É ISSO" - ERASMO CARLOS
Entrada: mediante compra do ingresso da Sessão Sonora Classificação indicativa: Livre | Duração: 90 min
● Entrada: R$50,00 (inteira), R$ 25,00 (meia) - assentos numerados | limitação de 40% de meia-entrada e de dois ingressos por CPF. (À venda na bilheteria do Cineteatro e no site da Tudus.)